quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sobrevivência em Relação à Parapsicologia e Outras Ciências

Ministrante Prof. Dr. Pedro Antonio Grisa

Revisada em Julho de 2006

Parapsicologia como Ciência

Muito tem-se debatido, questionando-se: “Se a Parapsicologia poderia ser, ou não, classificada como Ciência”.

Considero que as dúvidas suscitadas sobre a legitimidade de a Parapsicologia ser apresentada como Ciência decorrem de diferentes conceitos errôneos. Desde falsos conceitos de Ciência até a confusão, muitas vezes, existente entre Ciência e Profissão; entre Ciência efetiva e Ciência reconhecida; entre Profissão existente e Profissão regulamentada pelo Congresso Nacional; entre Ciência, Profissão e aprovação de Cursos de Formação Profissional, segundo parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação...

Aqui não iremos debater ou argumentar em relação a todas essas questões, iremos tão-somente definir o conceito efetivo e funcional de Ciência e demonstrar os alicerces funcionais de todas as ciências e o Elo Essencial que integra a Parapsicologia às demais ciências.

Fazer Ciência


Em primeiro lugar é preciso definir o que é fazer ciência.

Tudo o que o Ser Humano faz, somente o realiza, na medida em que tiver um Objetivo que o direcione.

E, convém observar, que TODAS AS CIÊNCIAS possuem um Objetivo Comum: “IDENTIFICAR as Leis que REGEM o Funcionamento do Universo e da Vida”.

Portanto, FAZER CIÊNCIA é DESCOBRIR ou identificar as Leis e Princípios que regem o funcionamento dos elementos constitutivos do Universo, definidos como Objeto de Estudo daquela Ciência.

Fazer Ciência é, pois, identificar Leis ou Princípios - conjunto de leis - que REGEM o Funcionamento do Universo, da menor partícula ao maior conjunto de elementos que o constituem.

Exemplificando: do átomo às galáxias, do unicelular ao Jatobá e à Baleia, da pedra ao Ser Humano e a Mente Humana, o elemento mais sólido ao mais imperceptível aos sentidos humanos, do diamante ao pensamento, da lapidação à imaginação.

Como Funciona?

Todo Processo de Pesquisa Cientifica: fundamenta-se numa só pergunta: como funciona?

Sem a pergunta, explicita ou latente, Como Funciona? A pesquisa e os estudos científicos podem perder seu norte, ficarem sem rumo; pois, somente esta pergunta permite buscar com objetividade e clareza a Identificação das Leis ou Princípios, permitindo perceber como funciona aquele elemento ou conjunto de elementos.

Estatística e Laboratório


Ainda que a Estatística seja um instrumental importante, facilitador – em muitos casos – na Identificação das Leis e Princípios que regem o funcionamento da realidade cósmica, convém lembrar que ela é meio e não fim da atividade científica.

A Estatística pode também conduzir à Anti-Ciência.

Exemplificando: afirmar que o cigarro, o tabagismo é a causa maior do câncer de pulmão, pois 60% das pessoas que fizeram câncer de pulmão eram fumantes, sem avaliarmos outras variáveis interveniente no processo específico de cada caso, poderá induzir a erros catastróficos. Deixando-se, por exemplo, de identificar a verdadeira causa do câncer de pulmão que é a Depressão, a mãe de todos os processos cancerígenos. Ignorando-se outras variáveis intervenientes como, poluição do ar por veículos de transporte, por gazes industriais; causas comportamentais; e a causa maior – como já foi enunciado – a Depressão.

Resultados estatísticos nem sempre levam a Identificação de uma ou mais leis que regem a Relação Causa-Efeito. Fazer Estatística nem sempre é, por conseguinte, fazer ciência.

Laboratórios sofisticados, estruturados entre quatro paredes ou experiências realizadas em definidos espaços geográficos, podem ser indispensáveis para a realização de determinadas pesquisas científicas; porém, não são obrigatórios nem indispensáveis para a realização de todas as experiências científicas, todas as pesquisas e estudos científicos a serem realizados por todas as ciências.

Cada Ciência precisa, sim, encontrar instrumentais adequados, mediante os quais possam ser identificadas as Leis que regem o funcionamento dos elementos constitutivos do seu Objeto próprio de Pesquisa e Análise.

Parapsicologia como Ciência

A Parapsicologia tem como primeiro objeto de seus estudos: identificar as Leis e Princípios que regem o funcionamento dos Fenômenos Paranormais. A pergunta fundamental da Parapsicologia – como Ciência – é, pois: Como funcionam, de fato,os fenômenos Paranormais?

Doutrinas e a Paranormalidade

Doutrinas Religiosas, Místicas e Filosóficas – ao longo dos séculos e milênios - sempre consideraram os Fenômenos Paranormais como manifestações de um mundo sobrenatural, Espiritual ou do Além. Como se o mundo do Além pudesse se intrometer na vida dos seres humanos sem ser convidado. Fala-se, inclusive, de Mundos Paralelos.

A Parapsicologia, enquanto Ciência, faz a pergunta:

- Como, de fato, FUNCIONAM os fenômenos Paranormais? Seriam realmente manifestações do Mundo do Além? Ou haveria uma explicação, aqui e agora, dentro de nosso tempo e espaço? capaz de esclarecer seu funcionamento?

- Haveria como identificar as Leis e Princípios – ainda desconhecidos – que regem a manifestação da Fenomenologia Paranormal?

- Seriam os Fenômenos Paranormais manifestações de uma Energia – ainda desconhecida pelos seres humanos – semelhante à Energia Elétrica que ao mesmo tempo, o raio ocultava e revelava?

As perguntas se multiplicam e os questionamentos se aprofundam.

Lendo diferentes estudos sobre a Fenomenologia Paranormal, percebia essas perguntas e questionamentos sendo feitos por diferentes autores, de forma mais ou menos direta ou presentes nas entrelinhas.

Eu, contudo, Pedro Grisa, filho da roça, em contato direto com a Natureza do Universo e dos Seres Vivos, oriundo de família pobre de descendência italiana, buscava resultados práticos que pudessem ajudar o maior número de pessoas, ajudar o povo simples. Permanecia eu, sempre isento de aspirações acadêmicas e catedráticas.

A comparação entre o Raio e a Fenomenologia Paranormal, a Energia Elétrica e uma possível Energia oculta, desconhecida, presente nas manifestações da Paranormalidade, eletrizou meus desejos de desvendar mistérios e descobrir as Leis e os Princípios que REGEM o Funcionamento dos Fenômenos Paranormais.

Identificar uma nova energia e, descobrir as Leis e Princípios de seu Funcionamento, abrindo novos horizontes à Espécie Humana, talvez superiores aos proporcionados pela Energia Elétrica, era desafio de quilate almejado por um Paranormal e Superdotado, ainda que filho da roça.

Modéstia que vá às favas, e a mesmice da Mediocridade que continue morando na casa dos mesquinhos.

Dr. Pedro A. Grisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário